quarta-feira

Nível Pré-Silábico de Escrita

Principais características – nos aspectos gráficos e construtivos

        
“1ª fase” – não há distinção entre o modo de representação icônico e não-icônico


Ø Acredita que só é possível escrever o que tem existência concreta.
Ø Não estabelece qualquer relação entre fala e escrita, como resultado não percebe/distingue as categorias lingüísticas (letras, sílabas, palavras, etc.).
Ø  Acredita que só é possível ler textos com gravuras.
Ø As letras/palavras/textos podem ser compreendidos como etiquetas da gravura/desenho.
Ø Não distingue letras de números.
Ø A “escrita” deve espelhar atributos/características dos objetos – realismo nominal.

“2ª fase” – diferenciação entre desenho e escrita

Ø Inicialmente escreve com sinais idiossincráticos/garatujas – arbitrariedade das formas e ordenação das mesmas.
Ø Usa sinais únicos para escrever palavras diferentes.
Ø Podem aparecer escritas com o uso de letras convencionais.
Ø A ordem das letras na palavra não é importante.

“3ª fase” – critérios de diferenciação da escrita

Intra-figura (*)
Ø Eixo quantitativo: só pode ser lido o que for escrito com 3 ou mais letras.
Ø Eixo qualitativo: é necessária uma variação interna – se a escrita repetir “o tempo todo a mesma letra, não pode ser lido” – AAA não vale.

Inter-figura (*)

Ø Eixo quantitativo: variar a quantidade de letras de uma escrita para outra, para obter escritas diferentes -
Ø (as vezes) Eixo qualitativo: variar o repertório de letras de uma escrita para outra, variar a posição das mesmas letras sem modificar a quantidade.
Ø A escrita pré-silábica não tem estabilidade.

CONFLITOS QUE REMETEM AO PRÓXIMO NÍVEL


Impossibilidade de leitura da escrita – pelos outros e por ele próprio
Percepção de que há estabilidade nas palavras escritas pelos adultos.
 

PRINCIPAIS OBJETIVOS DA DIDÁTICA DO NÍVEL PRÉ-SILÁBICO 
Ø Macro-vinculação do que se fala/pensa com o que se escreve.
Ø Distinção entre letras/números.
Ø Distinção entre imagem/ilustração X texto.
Ø Memorização de escritas significativas – fonte de estudos/comparações para gerar desequilíbrio e construção de novas hipóteses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário