A escola apresenta distintos espaços comunicativos, apesar destes não serem aproveitados em toda a sua potencialidade. É sabido que as coletividades cognitivas se auto organizam, se compõem e se transformam a partir das trocas, da comunicação dos indivíduos que dela fazem parte. Assim, é urgente repensar o espaço da escola e como os processos comunicativos são construídos dentro desta. Posto isso, a escola deve procurar refletir como a ciência e a tecnologia se inserem em seu ambiente, e mais como estes podem e devem fazer parte dos processos educativos de forma significativa e constante.
Nesse sentido, pensar e buscar meios para a implementação de possibilidades de práticas que levem ao exercício da educomunicação um conjunto das ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação de processos programas e produtos destinados a criar e fortalecer ecossistemas comunicativos em espaços educacionais ou virtuais. SOARES, 2002, 25., é fundamental. Assim, nos educadores temos que perceber a comunicação como um diálogo e a inter-relação comunicação educação como uma práxis pedagógica baseada na colaboração, união, organização e síntese cultural.
Soares, Ismar de Oliveira. Lei de Diretrizes e Bases e a Comunicação do Sistema de Ensino. Revista Comunicação& Educação, São Paulo. 2002 . p. 25 – 26.
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