sexta-feira

Educomunicação - Reflexões Iniciais


A escola apresenta distintos espaços comunicativos, apesar destes não serem  aproveitados em toda a sua potencialidade.  É sabido que as coletividades  cognitivas se auto organizam, se compõem e se transformam a partir das trocas, da comunicação dos indivíduos que dela fazem parte.  Assim, é urgente repensar o espaço da escola e como os processos comunicativos são construídos dentro desta.   Posto isso, a escola deve procurar refletir como a ciência e a tecnologia se inserem em seu ambiente, e mais como estes podem e devem fazer parte dos processos educativos de forma significativa e constante.
Nesse sentido, pensar  e buscar meios para a implementação de possibilidades  de práticas que levem ao exercício da educomunicação  um conjunto das ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação de processos programas e produtos destinados a criar e fortalecer ecossistemas comunicativos em espaços educacionais ou virtuais. SOARES, 2002, 25., é fundamental. Assim, nos educadores temos que perceber a comunicação como um diálogo e a inter-relação comunicação educação como uma práxis pedagógica baseada na colaboração, união, organização e síntese cultural.

Soares, Ismar de Oliveira. Lei de Diretrizes e Bases e a Comunicação do Sistema de Ensino. Revista Comunicação& Educação, São Paulo. 2002 . p. 25 – 26.

Nenhum comentário:

Postar um comentário