sábado

Dica de Filme - Fahrenheit 451


O que seria de sua vida se você não tivesse o direito de ler?

Fahrenheit.451 é um filme imperdível de François Truffaut de 1966 . É baseado num livro de Rad Bradbury de 1953. Nele, num futuro remoto, a inusitada função dos bombeiros, espécie de exército a serviço de uma ditadura, é queimar todos os livros do mundo.

Neste futuro hipotético, os livros e  toda forma de escrita são proibidos por um regime totalitário, sob o argumento de que fazem as pessoas infelizes e improdutivas. Se alguém é flagrado lendo é preso e "reeducado". Se uma casa tem muitos livros e um vizinho denuncia, os "bombeiros" são chamados para incendiá-la. Montag é um desses bombeiros. Chamado para agir numa casa "condenada", ele começa a furtar livros para ler. Seu comportamento começa a mudar, até que sua mulher, Linda, desconfia e o denuncia. Enquanto isso, ele mantém amizade com Clarisse, uma mulher que conhecera no metrô.

Ela o incentiva e, quando ele começa a ser perseguido, ela o leva à terra dos homens-livro,  rebeldes conspiradores, caçados por todo o país que tem a função de gravar na memória o texto de um clássico da literatura universal, formando uma seita subversiva que arregimenta clandestinamente seguidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário