segunda-feira

Você sabe o que é um meme?


Bom, pra começar a história vamos explicar o que é um meme de uma forma mais científica: Meme é “considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro, ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros) e outros locais de armazenamento ou cérebros. No que diz respeito à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se.

O estudo dos modelos evolutivos da transferência de informação é conhecido como memética.”
Não entendeu? Mas, que bruxaria é essa? Pois bem, alguém já deve ter “trollado”você no Facebook ou te chamado de “#ForeverAlone” no Twitter. Memes e mais “memes”, só os encontramos nas redes sociais e blogs alheios. Eles estão dominando – ou já dominaram – a internet sendo impossível deixar de ver um pela web. De uma forma mais simplificada Meme é tudo o que se aprende por cópia a partir de uma outra pessoa. Resumindo ao máximo, alguém faz, você vê, gosta e copia. Outras pessoas vão ver você fazendo, também gostarão e copiarão. Desta maneira, a evolução de um meme é quase sempre viral e exponencial.
Eles podem ser uma imagem (como as “Rages Faces”),uma gíria ou bordão (“Senta lá, Claúdia” ou “Fica, vai ter bolo“),um vídeo (como as paródias do clipe “A banda mais bonita da cidade“),entre outros. Mas como eles se espalham?
Twitter
O microblog é um ambiente favorável para isso. É fácil espalhar as coisas na rede social e as pessoas aderem a qualquer coisa. Por isso que o #memeday (13 de maio) nasceu no Twitter.

Blogs
A blogosfera é o principal canal de divulgação dos memes. Existem vários blogueiros que fizeram vários deles, como o #ForeverAlone, chegar ao grande público brasileiro.
Vamos conhecer alguns deles:
Forever Alone: Meme mais triste e solitário da internet, usado em situações, no qual o personagem é solitário e não tem nenhum amigo.
Trollface: prega peça e tira sarro de todos, conhecido pela arte da “trollagem”. É o personagem mais esperto e que quer sempre tirar vantagem dos outros.
LOL: uma sigla em inglês (Laughing Out Loud), ou seja, rindo muito, descontroladamente e alto, geralmente por alguma bobagem.

A cultura da internet é de tamanha permissividade que tudo que é criado nesse ambiente é muito bem aceito e os “memes” é uma das expressões mais fortes disto. É a internet viralizando a cultura no dia a dia dos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário