terça-feira

Literatura e Valores Permeiam os Temas Vencedores do Primeiro Concurso Projetos e Prática do Programa Cidade Educadora

Postado por rafael.bonfim às 15h15
22 de dezembro de 2010  no blog texto e contexto Aymará endereço eletrônico http://www.aymara.com.br/blog/?p=4255#respond
Literatura e valores permeiam cases vencedores do 1º Concurso Projetos e Práticas do Programa Cidade Educadora
Com a colaboração de Mônica Santanna e Verônica Macedo

As escolas municipais Doutor Orlando Imbassahy, Madre Judite, Santa Bárbara, Cidade de Itabuna, Deputado Cristóvão Ferreira e Armando Carneiro da Rocha foram as vencedoras do 1º Concurso Projetos e Práticas do Programa Cidade Educadora, promovido pela Aymará Edições e Tecnologia, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Município de Salvador (SECULT). A cerimônia foi realizada em Salvador e as escolas receberam troféus, máquinas fotográficas digitais, notebook e um projetor multimídia.
As escolas desenvolveram trabalhos produzidos por alunos e professores que abordaram meio ambiente com o cotidiano da sociedade unindo a teoria com a prática. Participaram do projeto professores e escolas do 1.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Salvador.
O Concurso contemplou duas categorias principais: a Categoria Escola, contou com 67 inscritos, e a Categoria Professor, com 183 inscritos. Essa última categoria ainda foi subdividida entre os 5 níveis de ensino do Fundamental I.

Público que acompanhou a premiação do 1o Concurso Projetos e Práticas
Público que acompanhou a premiação do 1o Concurso Projetos e Práticas
O secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, João Carlos Bacellar, disse que o prêmio foi o reconhecimento do trabalho desenvolvimento pelo agente de transformação da sociedade, que é o professor municipal. “Os professores mostraram com seus trabalhos como conseguiram resgatar a cidadania e a auto estima das crianças. E o resultado foi magnífico”, afirmou.
Para o coordenador pedagógico da SECULT, Manoel Calazans, o concurso foi uma experiência exitosa e que deu visibilidade as ações desenvolvidas com maestria pelos profissionais da rede municipal de Salvador. “Acredito que na edição do próximo ano o número de inscrições vai dobrar porque é um canal para divulgar o que está sendo produzido nas escolas municipais”, disse.
Um dos projetos que mais chamou a atenção e que recebeu o primeiro lugar na categoria professor – 1º ano, foi o da Escola Municipal Doutor Orlando Imbassahy, “Viagem da Vida”. O objetivo da atividade foi a produção de textos autobiográficos escrito pelos alunos. As atividades focaram a construção das habilidades de leitura e escrita, com o objetivo de desenvolver a expressão de ideias, sentimentos, necessidades e desejos.
Na mesma categoria também foram contemplados os projetos “Um dia seremos idosos. É melhor respeitar”, da Escola Municipal Madre Judite, com foco em cidadania; “Ação por um mundo melhor”, da Escola Municipal Santa Bárbara, trabalho voltado ao meio ambiente; “De pingo em pingo de ponto em ponto: eu também faço história”, da Escola Municipal Cidade de Itabuna, de incentivo à leitura e “Eu, você e mais alguém: Você se torna responsável por tudo aquilo que cativas”, da Escola Municipal Deputado Cristóvão Ferreira, com foco em cidadania.

Professora recebe prêmio das mãos de André Caldeira, Diretor Presidente da Aymará
Professora recebe prêmio das mãos de André Caldeira, Diretor-Presidente da Aymará
Na categoria escola o vencedor foi o projeto “Corrente do Bem”, da Escola Municipal Armando Carneiro da Rocha, com abordagem dos temas como construção de valores e atitudes, conteúdos essenciais da formação dos alunos. Neste projeto foram abordados temas que envolveram meio ambiente, preconceito e até bullying.
Neste concurso 250 trabalhos foram inscritos. A intenção dos organizadores foi reconhecer, valorizar e divulgar o trabalho de professores e escolas e mostrar que o sucesso de um projeto se deve ao esforço conjunto de profissionais direta e indiretamente envolvidos no processo, possibilitando que as ações desenvolvidas e as aprendizagens alcançadas sejam vistas num âmbito muito mais amplo que o da sala de aula. Os Projetos e Práticas do Programa Cidade Educadora vêm reafirmar que a educação pode transformar pessoas, escolas e cidades.
O diretor presidente da Aymará, André Caldeira, revelou que o Concurso foi um desafio aos professores municipais e um incentivo para que sejam mostrados na prática os projetos desenvolvidos no Programa Cidade Educadora. “São ações que impactam a comunidade e possibilitam criar novos modelos de alunos a partir da leitura e da literatura. Serão cidadãos que aprendem a ler o mundo”, enfatizou.

Equipe de Atendimento Pedagógico de Salvador acompanha a premiação
Equipe de Atendimento Pedagógico de Salvador acompanhou a premiação

Nenhum comentário:

Postar um comentário