quinta-feira

Feliz Olhar Novo!!!!!!!!!!

Caríssimos e caríssimas.

Recebi esta mensagem e achei tão linda, profunda e significativa que resolvi dividir com vocês!

Um novo ano se aproxima e com ele todas as esperanças de realizações não concretizadas no ano que se finda renascem, assim como o ano, são renovadas.
Aqui faço uso das palavras de Carlos Drummond de Andrade e vos desejo um FELIZ OLHAR NOVO a partir deste novo ano.



FELIZ OLHAR NOVO!!!
(Carlos Drummond de Andrade)

O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história.

O grande lance é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse o AQUI e o AGORA. Claro que a vida prega peças. É lógico que, por vezes, o pneu fura, chove demais... Mas, pensa só: tem graça viver sem rir de gargalhar pelo menos uma vez ao dia? Tem sentido ficar chateado durante o dia todo por causa de uma discussão na ida pro trabalho?

Quero viver bem! Este ano que passou foi um ano cheio. Foi cheio de coisas boas e realizações, mas também cheio de problemas e desilusões. Normal. Às vezes se espera demais das pessoas. Normal. A grana que não veio o amigo que decepcionou o amor que acabou. Normal.

O ano que vai entrar não vai ser diferente. Muda o ano, mas o homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas e aí? Fazer o quê? Acabar com seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança?

O que eu desejo para todos nós é SABEDORIA!

E que todos saibamos transformar tudo em uma boa experiência! Que todos consigamos perdoar o desconhecido, o mal educado. Ele passou na sua vida. Não pode ser responsável por um dia ruim.. Entender o amigo que não merece nossa melhor parte. Se ele decepcionou, passe-o para a categoria 3, a dos amigos. Ou mude de classe, transforme-o em colega. Além do mais, a gente, provavelmente, também já decepcionou alguém.

O nosso desejo não se realizou? Beleza, não tava na hora, não deveria ser a melhor coisa pra esse momento (me lembro sempre de um lance que eu adoro):

CUIDADO COM SEUS DESEJOS, ELES PODEM SE TORNAR REALIDADE.

Chorar de dor, de solidão, de tristeza, faz parte do ser humano. Não adianta lutar contra isso. Mas se a gente se entende e permite olhar o outro e o mundo com generosidade as coisas ficam diferentes.

Desejo para você esse olhar especial.

O ano que vai entrar pode ser um ano especial, muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso. Somos fracos, mas podemos melhorar. Somos egoístas, mas podemos entender o outro. O ano que vai entrar pode ser o bicho, o máximo, maravilhoso, lindo, espetacular... ou... Pode ser puro orgulho! Depende de mim, de você! Pode ser. E que seja!!!

Feliz olhar novo!!! Que o ano que se inicia seja do tamanho que você fizer.

Que a virada do ano não seja somente uma data, mas um momento para repensarmos tudo o que fizemos e que desejamos afinal sonhos e desejos podem se tornar realidade somente se fizermos jus e acreditarmos neles!!!"

quarta-feira

Receita de Ano Novo - Carlos Drummond de Andrade




Receita de ano novo
 

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumidas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

FELIZ ANO NOVO - QUE VENHA 2011!

terça-feira

Literatura e Valores Permeiam os Temas Vencedores do Primeiro Concurso Projetos e Prática do Programa Cidade Educadora

Postado por rafael.bonfim às 15h15
22 de dezembro de 2010  no blog texto e contexto Aymará endereço eletrônico http://www.aymara.com.br/blog/?p=4255#respond
Literatura e valores permeiam cases vencedores do 1º Concurso Projetos e Práticas do Programa Cidade Educadora
Com a colaboração de Mônica Santanna e Verônica Macedo

As escolas municipais Doutor Orlando Imbassahy, Madre Judite, Santa Bárbara, Cidade de Itabuna, Deputado Cristóvão Ferreira e Armando Carneiro da Rocha foram as vencedoras do 1º Concurso Projetos e Práticas do Programa Cidade Educadora, promovido pela Aymará Edições e Tecnologia, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Município de Salvador (SECULT). A cerimônia foi realizada em Salvador e as escolas receberam troféus, máquinas fotográficas digitais, notebook e um projetor multimídia.
As escolas desenvolveram trabalhos produzidos por alunos e professores que abordaram meio ambiente com o cotidiano da sociedade unindo a teoria com a prática. Participaram do projeto professores e escolas do 1.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Salvador.
O Concurso contemplou duas categorias principais: a Categoria Escola, contou com 67 inscritos, e a Categoria Professor, com 183 inscritos. Essa última categoria ainda foi subdividida entre os 5 níveis de ensino do Fundamental I.

Público que acompanhou a premiação do 1o Concurso Projetos e Práticas
Público que acompanhou a premiação do 1o Concurso Projetos e Práticas
O secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, João Carlos Bacellar, disse que o prêmio foi o reconhecimento do trabalho desenvolvimento pelo agente de transformação da sociedade, que é o professor municipal. “Os professores mostraram com seus trabalhos como conseguiram resgatar a cidadania e a auto estima das crianças. E o resultado foi magnífico”, afirmou.
Para o coordenador pedagógico da SECULT, Manoel Calazans, o concurso foi uma experiência exitosa e que deu visibilidade as ações desenvolvidas com maestria pelos profissionais da rede municipal de Salvador. “Acredito que na edição do próximo ano o número de inscrições vai dobrar porque é um canal para divulgar o que está sendo produzido nas escolas municipais”, disse.
Um dos projetos que mais chamou a atenção e que recebeu o primeiro lugar na categoria professor – 1º ano, foi o da Escola Municipal Doutor Orlando Imbassahy, “Viagem da Vida”. O objetivo da atividade foi a produção de textos autobiográficos escrito pelos alunos. As atividades focaram a construção das habilidades de leitura e escrita, com o objetivo de desenvolver a expressão de ideias, sentimentos, necessidades e desejos.
Na mesma categoria também foram contemplados os projetos “Um dia seremos idosos. É melhor respeitar”, da Escola Municipal Madre Judite, com foco em cidadania; “Ação por um mundo melhor”, da Escola Municipal Santa Bárbara, trabalho voltado ao meio ambiente; “De pingo em pingo de ponto em ponto: eu também faço história”, da Escola Municipal Cidade de Itabuna, de incentivo à leitura e “Eu, você e mais alguém: Você se torna responsável por tudo aquilo que cativas”, da Escola Municipal Deputado Cristóvão Ferreira, com foco em cidadania.

Professora recebe prêmio das mãos de André Caldeira, Diretor Presidente da Aymará
Professora recebe prêmio das mãos de André Caldeira, Diretor-Presidente da Aymará
Na categoria escola o vencedor foi o projeto “Corrente do Bem”, da Escola Municipal Armando Carneiro da Rocha, com abordagem dos temas como construção de valores e atitudes, conteúdos essenciais da formação dos alunos. Neste projeto foram abordados temas que envolveram meio ambiente, preconceito e até bullying.
Neste concurso 250 trabalhos foram inscritos. A intenção dos organizadores foi reconhecer, valorizar e divulgar o trabalho de professores e escolas e mostrar que o sucesso de um projeto se deve ao esforço conjunto de profissionais direta e indiretamente envolvidos no processo, possibilitando que as ações desenvolvidas e as aprendizagens alcançadas sejam vistas num âmbito muito mais amplo que o da sala de aula. Os Projetos e Práticas do Programa Cidade Educadora vêm reafirmar que a educação pode transformar pessoas, escolas e cidades.
O diretor presidente da Aymará, André Caldeira, revelou que o Concurso foi um desafio aos professores municipais e um incentivo para que sejam mostrados na prática os projetos desenvolvidos no Programa Cidade Educadora. “São ações que impactam a comunidade e possibilitam criar novos modelos de alunos a partir da leitura e da literatura. Serão cidadãos que aprendem a ler o mundo”, enfatizou.

Equipe de Atendimento Pedagógico de Salvador acompanha a premiação
Equipe de Atendimento Pedagógico de Salvador acompanhou a premiação