quarta-feira

Pedagogia Waldorf

Mas um vídeo do Método Waldorf, aqui uma reportagem do Programa Tudo a Ver Santos em uma escola de Educação Infantil que trabalha com Waldorf.

segunda-feira

Educação Online - Marco Silva (org)


Para os que estão construindo os caminhos novos da educação online, algumas questões são fundamentais:  que pedagogia inspira o nosso trabalho, qual o papel do desenho instrucional, como construir verdadeiras comunidades virtuais de aprendizagem, o que diz a legislação sobre essa modalidade eduacional, quais são as mudanças no ambiente corporativo a partir da  comunicação e da colaboração entre pessoas que aprendem em rede.

Neste livro, organizado por Marco Silva, que reúne o pensamento de 56 autores brasileiros em 33 capítulos, procura-se responder a essas e muitas outras questões, oferecendo subsídios para a gestão do conhecimento em universidades corporativas, em cursos online e em uma série de outros ambientes educacionais próprios da cibercultura. Educação online, organizado por Marco Silva é das Edições Loyola.

domingo

Pedagogia Waldorf - Reportagem SBT

Matéria exibida em 02-09-2011 no Noticidade - SBT sobre uma escola Waldorf  e os excelentes resultados obtidos através da Pedagogia Waldorf.

Você sabe o que é Pedagogia Waldorf

Pedagogia Waldorf é um dos desenvolvimentos das teorias de Rudolf Steiner, além da medicina antroposófica e a Agricultura biodinâmica.

 Introduzida por Rudolf Steiner em 1919, em Estugarda, Alemanha, uma das principais características da pedagogia é o embasamento na concepção de desenvolvimento do ser humano, criada pelo próprio Rudolf Steiner, que leva em conta as diferentes características das crianças e jovens, segundo sua idade aproximada. Um mesmo assunto é abordado várias vezes durante o ciclo escolar, mas nunca da mesma maneira, e sempre respeitando a capacidade de compreensão da criança.

Para atingir a formação do ser humano, a pedagogia atua no desenvolvimento físico, anímico e espiritual do aluno, incentivando o querer (agir) por meio da atividade corpórea das crianças em quase todas as aulas. O sentir é estimulado na constante abordagem artística e nas atividades artesanais específicas para cada idade. O pensar é cultivado paulatinamente, desde a imaginação incentivada por meio de contos, lendas e mitos – no início da escolaridade –, até o pensar abstrato rigorosamente científico do Ensino Médio (colegial).

Uma das características marcantes da Pedagogia Waldorf é o fato de não se exigir do aluno, ou cultivar precocemente o pensar abstrato (intelectual)
Almeja-se que as aulas sejam um preparo para a vida. Procura-se desenvolver as qualidades necessárias para que os jovens floresçam e saibam lidar com as constantes e velozes mudanças que se apresentam no mundo, com criatividade, flexibilidade, responsabilidade e capacidade de questionamento.

Entende-se que o jovem, cada vez mais, precisa ser articulado e capaz de se comunicar claramente, tanto se abrindo para o que os outros têm a dizer como encontrando a melhor forma para expressar seus pensamentos ao mundo. Para tanto, a Pedagogia Waldorf, segundo seus adeptos, permanece revolucionária até os dias de hoje.

Fórum Educação em Primeiro lugar


O Fórum Educação em Primeiro Lugar: Uma nova educação. Um novo Brasil realizada entre os dias 26 e 28 de junho se propôs a discutir a temática A Renascença da Educação no Século XXI: O Que Transmitir? A Quem Transmitir? Como Transmitir? Trouxe a  Salvador, pensadores renomados da educação brasileira para discutir como devemos agir e pensar a educação contemporânea. Foi um evento significativo com painéis que versavam sobre: O Mundo que Queremos; Educação e Saúde; Educação e Sustentabilidade; Educação, Mídia e Tecnologia. Para além, Cirandas de Opiniões e entrevistas enriqueceram as reflexões nos dias do encontro. No último dia do encontro reunidos em três salas de trabalho os participantes escritos participaram de um momento de sistematização das experiências onde propostas para a educação que queremos e necessitamos foram sistematizadas. O fórum também foi o evento de lançamento do site Educação em Primeiro Lugar, que objetiva manter viva as reflexões sobre a educação no século XXI.


Marcelo Sando e Emília Queiroga




 Educação em Primeiro Lugar!


Platéia lotada!


Renato Caporali, Diretor Superintendente do SESI Nacional e o filósofo Marcelo Sando na abertura do Fórum Educação em Primeiro Lugar.



Momento Arte cênica.



^

Os palestrantes do "Painel de Educação e Saúde" do Fórum Educação em Primeiro Lugar com o filósofo Marcelo Sando. 

Da esquerda para direita Fátima Guedes, Marcelo Sando, Julia Caiado, Jucelma Coelho e Josef Yaari.




Os palestrantes do "Painel de Educação e Sustentabilidade" do Fórum Educação em Primeiro Lugar com o filósofo Marcelo Sando. 

Da esquerda para direita Genebaldo Freire, Rogério Barros, Marcelo Sando, Terezinha Moreira e Marcos Queiroz.





A cineasta Mara Mourão e o filósofo Marcelo Sando no "Painel Educação, Mídia e Tecnologia".

Grupos de discussão e sistematização: O que transmitir? A quem transmitir? Como Transmitir?


O escritor Iury Sagaz, no encerramento do Fórum Educação em Primeiro Lugar.

O escritor Iury Sagaz media uma conversa com Arun Gandhi.



Marcelo Sando, Lynnea Bylund, Arun Gandhi e Iury Sagaz.



Iury Sagaz e Marcelo Sando com Arun Gandhi.


Arun Gandhi
Show de Encerramento