segunda-feira

Escola de Itacaranha vence concurso de incentivo à leitura


Projeto Leitura em Campo


NOTÍCIAS


Escola de Itacaranha vence concurso de incentivo à leitura


24/08/2012

A professora Fabiana Silva, da Escola Municipal Deputado Cristóvão Ferreira (Itacaranha), foi a grande vencedora do projeto Leitura em Campo com o melhor projeto de contação de histórias e incentivo à leitura executado em sala de aula. A premiação foi na tarde desta sexta-feira, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador. Há 12 anos na rede municipal de ensino, a educadora trabalhou o livro “A semente da verdade” e seus 27 alunos, de 9 e 16 anos, do 5º ano (Ensino Fundamental I) apresentaram um teatro de sombras.

“Eu trabalhei com as crianças a habilidade de recontar a história de outras formas do livro que aborda a importância dos valores sociais e montamos uma ‘tempestade de ideias’ sobre quais as formas eles poderiam usar, como fantoche, música, dança até chegarmos ao teatro de sombras. Fico muito feliz e quero agradecer a minha turminha por mais este prêmio”, explica Fabiana, que ganhou um notebook e a escola uma mala com acervo de 450 livros. A solenidade de premiação foi realizada nesta sexta-feira (24), no Centro Cultural da Câmara de Vereadores.

O segundo lugar ficou com a professora Fábia Alessandra de Almeida, da Escola Municipal Beatriz de Farias (Cajazeiras) e levou uma máquina fotográfica, além de uma mala com livros. “Fiquei surpresa pelo segundo lugar e muito feliz. Esta é a minha primeira premiação em um concurso”, declara. Ela trabalhou com a obra “O livro que não tinha fim” com os seus 27 alunos, de 9 e 11 anos.

Já o terceiro lugar ficou com a professora Rosângela Silva, da Escola Municipal Dra. Maria do Carmo Vilaça (Águas Claras), que levou a história aos seus 32 alunos, de 8 a 11 anos, do livro “A gritadeira”, que fala sobre o consumo consciente e a conservação do meio ambiente. “Esta é primeira vez que participo de um concurso e fiquei muito feliz. Este projeto foi um aprendizado para os professores e ainda uma forma de aguçar a curiosidade dos alunos”, explica Rosângela, que ganhou uma mala de livros para a escola.

Além das três professoras, outra educadora, Márcia Monte, também concorreu e ganhou um acervo de livros para a Escola Municipal Elysio Athayde, em Cajazeiras. Por acabar de entrar em licença maternidade, foi representada pela vice-diretora, Ana Carla Lopes.

PROJETO - O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), a Fundação Educar Dpaschoal e MontSanto. A iniciativa tem como objetivo estimular a contação de histórias e incentivar os alunos a ler, através da capacitação dos educadores da rede pública, oficinas, premiação e acompanhamento de projetos.