sexta-feira

Mensagem do Senador Critovam Buarque para o Fórum Educação em Primeiro Lugar


Mensagem do  Senador Cristovam Buarque no segundo dia do Fórum Educação em Primeiro Lugar.

Arun Gandhi - Fórum Educação em Primeiro Lugar


Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi e fundador do Gandhi Wordwide Education Institute em sua apresentação ocorrida no dia 26 de junho de 2012 no TCA, onde nos privilegiou com suas histórias e reflexões acerca da cultura que queremos: a da não violência. Foi um momento impar,emocionante! Em suas palavras ensinamentos, PAZ, reflexões sobre a violência suas causas e consequências. ORGULHO de ter participado deste momento especial na abertura do Fórum Educação em Primeiro Lugar.

Direto do site da SECULT Ba

NOTÍCIAS

Salvador sedia fórum internacional de educação

20/06/2012

A capital baiana vai receber, entre os dias 26 e 28 de junho, a primeira edição do “Fórum Educação em Primeiro Lugar”. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), o fórum tem como proposta repensar o sistema educacional adotado hoje no país, assim como o papel do educador, da escola e dos meios e modos de educar. 



O encontro – que tem como tema “A Renascença da Educação no Séc. XXI: o que transmitir, a quem transmitir e como transmitir” – reunirá diretores, especialistas, lideranças nacionais e internacionais na área da educação para discutir iniciativas pedagógicas e didáticas que atendam às necessidades e desafios deste século. De acordo com o secretário municipal João Carlos Bacelar, esta será uma ótima ocasião para evidenciar a necessidade de colocar a educação em primeiro lugar na agenda dos gestores públicos e da sociedade brasileira, além de discutir um dos maiores desafios do país nos dias atuais: a qualificação dos docentes. “Precisamos de pessoas qualificadas para construir o tipo de desenvolvimento que queremos para o país e o futuro para as próximas gerações”.



Uma das palestrantes será a especialista em Educação Emilia Queiroga, vice-presidente da Global Urban Development e mentora do fórum. “Nunca tivemos tanta informação e tanto conhecimento disponíveis nas mais diferentes áreas da atividade humana. O conhecimento pelo conhecimento, sem uma boa base de aplicabilidade, consciência e sabedoria, sem uma visão sistêmica e integrada da realidade não são suficientes para educar uma sociedade verdadeiramente justa e digna para todos, muito menos sustentável”, avalia a especialista, ressaltando que “se a educação e o conhecimento hoje oferecidos fossem suficientes para os dias atuais estaríamos vivendo em um paraíso”.


O painel de abertura, a ser realizado na próxima terça-feira (26), às 20 horas, no Teatro Castro Alves (TCA), contará com as presenças de Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi e fundador do Gandhi Wordwide Education Institute; do senador Cristovam Buarque e da socióloga Maria Alice Setubal. Além disso, o cerimonial contará com apresentações de arte-ciência e Edutretenimento (educação através do entretenimento) e um show-case de empreendedorismo social – ações que estarão presentes em toda a grade do fórum, mostrando que estes novos conceitos de educação já estão presentes nas propostas de conteúdo transversal do Ministério da Educação. Já na quarta e quinta-feira (27 e 28), o evento prossegue no hotel Pestana, a partir das 7h30.

domingo

TEORIA e PRÁTICA da FORMAÇÃO do LEITOR: Leitura e literatura na sala de aulaO


O livro da psicóloga e Mestre em Letras pela UNEB, Lena Lóis,  faz uma reflexão sobre as diversas possibilidades de gerar diálogos, promover um encontro entre a literatura e seus significados afetivos e discutir as diferenças entre a leitura e a leitura do texto literário, sempre trazendo à cena o leitor como peça fundamental para compreensão do ato de ler.

Teoria e Prática da Formação do Leitor apresenta:


  • Sugestões de práticas com a literatura e com a palavra
  • Recomendações sobre espaços físicos para os livros
  • Dicas sobre as diferentes possibilidades de se avaliar o leitor
Teoria e Prática da Formação do Leitor: leitura e literatura em sala de aula é um livro da Editora artmed.